barra1.gif (920 bytes)
G.R.E.S. ACADÊMICOS DA BARRA DA TIJUCA

Histórico

barra1.gif (920 bytes)

 

Com o slogan "Essa é nossa", do espírito de folião do residente Godofredo Verdan, e de uma simples batucada num trailer na praia da Barra da Tijuca, junto com uma antiga escola de samba de Jacarepaguá, chamada Império do Marangá, nasceu a escola de samba Acadêmicos da Barra da Tijuca. Fundado em 10 de Março de 1999. Suas cores oficiais são verde representando a montanha e o azul representando o mar. O símbolo e um golfinho coroado. A coroa é uma homenagem a madrinha escola de samba Imperatriz Leopoldinense.

Em seu primeiro ano de desfile, já fazendo parte do quadro da Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro, foi no ano de dois mil, no bairro de Bonsucesso e a Agremiação foi a Campeã daquele carnaval com o enredo" Da Barra da Tijuca para o Brasil 2000", obtendo nota máxima em todos os quesitos.

No ano de 2001 com o enredo "A Barra da Tijuca Faz sua Viagem Encantada com seu Golfinho Coroado", novamente a escola desfilou em Bonsucesso, e confirmou a expectativa de todos os componentes e da platéia que assistiu o desfile e sagro-se Bicampeã, conquistando novamente nota máxima em todos os quesitos, subindo de grupo novamente.

Em 2002, já na Avenida Rio Branco, pelo Grupo de Acesso C, o G.R.E.S.Acadêmicos Barra da Tijuca revolucionou o carnaval do grupo em que se encontrava com o enredo "Da Magia Imperial ao Atual Cenário Republicano, Pode me Chamar de Tijucano", onde todas as outras co-irmãs diziam que as demais agremiações iriam disputar o segundo lugar, pois o primeiro lugar era da Barra da Tijuca, pelo belíssimo carnaval apresentado, e mais uma vez, os jurados reconheceram o belíssimo carnaval apresentado pela Agremiação e deu a escola o terceiro título consecutivo e o direito de desfilar no maior palco do mundo aberto, Avenida Marquês de Sapucaí.

Estreando no sambódromo carioca, no ano de 2003, foi pensado em todos os detalhes para a escola conquistar o tetracampeonato. Porém, a dezesseis dias do carnaval, o Barracão de Alegorias da Agremiação pegou fogo, destruindo totalmente dois carros alegóricos que estavam prontos, e parcialmente um terceiro carro já na fase de acabamento. O que era para ser desespero, tornou-se garra e determinação e, num esforço sobre-humano a Acadêmicos da Barra conseguiu terminar os quatro carros alegóricos. A escola, apesar de todos os problemas, foi a quarta colocada do Grupo B.

Texto adaptado do Histórico contido no Site oficial da Escola

volta.gif (1281 bytes)