Alegria do Vilar – Sinopse 2016

CARNAVAL DE 2016

SINOPSE DO ENREDO

A Baixada Canta e Encanta as Danças que a África nos Ensinou

Alegria do Vilar - Logo do Enredo - Carnaval 2016

 

O G.R.E.S. ALEGRIA DO VILAR tem a honra de apresentar seu enredo para o carnaval de 2016: “A Baixada canta e encanta as danças que a África nos ensinou” O berço da civilização também é o ponto de partida da nossa fascinante historia sobre as danças do folclore brasileiro que tem como origem a África. Começaremos com as Danças Tribais: Uma forte característica das danças tribais é a coletividade. Não há performances solo no Estilo Tribal. As bailarinas, como numa tribo, celebram a vida e a dança em grupo. A Coroação da Rainha: Não foi fácil para Portugal retirar milhares de pessoas da África para servirem como escravos na América. Longas lutas de resistência foram travadas contra a colonização. A trajetória de Nzinga Mbandi é um exemplo de como os chefes centro-africanos enfrentaram o avanço português. Jongo: inserindo-se no âmbito das chamadas danças de umbigada o jongo foi trazido para o Brasil por negros bantos, O lundu ou lundum é uma dança brasileira de natureza híbrida, criada a partir dos batuques dos escravos bantos trazidos de Angola e dos ritmos portugueses. O coco é um ritmo típico da Região nordeste do Brasil. Há controvérsias sobre o estado em que se originou, sendo citados os estados de Pernambuco, da Paraíba e de Alagoas. Coco significa cabeça, de onde vêm as músicas, de letras simples. Com influência africana e indígena.

A Congada (também conhecida como Congado ou Congo), é um folguedo folclórico religioso de formação afro-brasileira, em que se destacam as tradições históricas, usos e costumes da Angola e do Congo, com influências ibéricas em relação à religiosidade. Capoeira, ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. O Maculelê é uma dança de Pernambuco, um jogo de bastões (pesquisadores afirmam que no Início os bastões eram feitos de cana de açúcar) remanescente dos antigos índios cucumbis. Esta “dança de porrete” tem origem Afro-indígena, O Maracatu é uma dança folclórica, típica do estado de Pernambuco, a partir da miscigenação musical das culturas portuguesa, indígena e africana. É uma dança de cortejo associada aos reis congos. Maracatu Rural é uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana no qual figuram os conhecidos caboclos de lança. Distingue-se do Maracatu Nação em organização, personagens e ritmo. O Afoxé Filhos de Gandhy, constituído exclusivamente por homens e inspirado nos princípios de não violência e paz de Mahatma Gandhi, o bloco traz a tradição da religião africana ritmada pelo agogô. O Olundum é um bloco afro do carnaval da cidade de Salvador na Bahia. Frevo: Fervor termo que originou a dança, pois os dançarinos dançam a todo vapor. Da junção da capoeira com o ritmo do frevo nasceu o passo, a dança do frevo. Gafieira – Samba de Roda – Samba de Terreiro: De origem africana, ritmo forte, envolvente e característico, o samba se tornou símbolo do Brasil o samba de gafieira é muito popular no Rio de Janeiro até hoje. A dança é famosa mundialmente, principalmente por ressaltar a sensualidade e o gingado da mulher e o cavalheiro, o malandro da Lapa, fazia uso de um terno branco, sapatos preto e branco, ou marrom e branco e por debaixo do paletó, camisa preta e branca ou vermelha e branca, listradas horizontalmente, além de um Chapéu Panamá, dentro do bolso carregava uma navalha. Samba – Carnaval: ao pensarmos sobre o Carnaval, temos o hábito de considerá-lo como uma típica festa brasileira.

A presença dessa festividade em nossa cultura é tão grande que muitos chegam a afirmar que o ano começa depois do Carnaval. No exterior, essa mesma festa se transformou em um dos grandes referenciais da cultura brasileira. No imaginário de muitos estrangeiros “carnaval” está entre as três primeiras palavras quando o assunto é Brasil.