Boêmios de Inhaúma – Sinopse 2016

CARNAVAL DE 2016

SINOPSE DO ENREDO

A Guardiã dos Amantes

Boêmios de Inhaúma - Logo do Enredo - Carnaval 2016

 

Prólogo:

Numa Carruagem enluarada, São Jorge, (São Jorge foi um soldado Cristão do Império Romano do séc. IV. Quando o Imperador Dioclesiano declarou perseguição aos adeptos do cristianismo, Jorge protestou e acabou sendo torturado pela insolência. Ele morreu decapitado em 23 de abril de 303, mas sua história foi contada em diversas cidades do Império Romano pelos soldados que estavam em missão. A Lenda de que o Santo mora na Lua pode ter razões brasileiras. No sincretismo religioso São Jorge corresponde a Ogum, o Santo da Guerra. Este orixá tem energia masculina o que o faz buscar vibrações femininas na Lua.
O próprio Ogum forjava suas ferramentas. Ogum é considerado o principal orixá a descer do Run (céu) para o Aiye (a terra) após a criação. Na Mitologia Ioruba é o orixá ferreiro.

E é assim…
Apaixonado pela Lua… (A lua é o ponto de foco da terra. A Lua absorve, condensa e canaliza todas as forças que são recebidas pelo planeta) que O G.R.E.S. Boêmios de Inhaúma conduzido por São Jorge, com espírito lutador, Guerreiro e Vitorioso fará sua viagem Carnavalesca para 2016.

 

Primeiro Setor:

Povos que celebram a Lua.
Os povos primitivos baseavam sua cultura na própria natureza e as mudanças eram percebidas e celebradas. Os rituais eram formas de conexão, e por danças, cantos e reflexões o homem se ligava as divindades agradecendo pela colheita, fazendo pedidos e vivenciando simbolicamente os ciclos naturais.
Na china o festival da Lua Cheia é uma celebração popular para a abundância e união. Um dos mais tradicionais festivais chineses que remonta a Dinastia Tang. O Festival da Lua acontece no Décimo Quinto dia do oitavo mês Lunar do calendário chinês. Este é o momento ideal quando a Lua esta cheia e em seu maior esplendor, para comemorar a colheita do verão e agradecer a Deusa Change, Deusa da Lua na Mitologia chinesa. No Egito haviam mitos relacionados à Lua e aos Deuses. A Lua e o Sol representavam as duas luzes do céu que estavam associadas através dos olhos, ou ao Deus Rá ou ao Deus Hórus. Segundo o Mito, os olhos de Hórus significavam o sol e a Lua.
O esquerdo representava a Lua que significava o lado feminino, a intuição, a feminilidade e a fertilidade. Já o lado direito significava o sol, o lado masculino, enfim os opostos que se atraiam.

Na Grécia, Selene, Deusa Grega que representava todas as fases da lua, cujo nome deriva do grego Selas, significando Luz, claridade. Para os Ciganos, a Lua cheia é o maior elo com o Sagrado. As celebrações da Lua cheia acontecem todos os meses em torno das fogueiras acesas, do vinho e das comidas, com danças e orações.

Para os Ciganos no plano mental a lua representa nosso inconsciente e as nossas emoções.

 

Segundo Setor:

A Lua dos Índios do Folclore e dos Fenômenos
A Famosa Deusa Jaci, a Lua, a Rainha da Noite, que traz suavidade e encanto para a vida dos homens. No início de todas as coisas Tupã criou o infinito, cheio de beleza e perfeição. Povoou de seres luminosos o vasto céu e as alturas celestes, onde esta seu reino. Criou então a famosa Deusa jaci, a Lua, para ser a rainha da noite e trazer suavidade e encanto para a vida dos homens. Mais tarde ele mesmo sucumbe ao seu feitiço e a toma como esposa. Diz a Lenda que quando uma mulher tem 7 filhas e o oitavo filho é homem, este menino será um , lobisomem. Também o será o filho de uma mulher com um padre. O menino nasce normal mais ao completar 13 anos a maldição começa. Quem estiver no caminho do lobisomem nessas noites deve rezar 3 Aves Maria para se proteger. Adoradoras da Lua, As bruxas, são sempre representadas voando em uma vassoura tendo a Lua ao fundo.

Na Lua Azul, assim será em janeiro de 2018. Dizem que os amores iniciados nesta Lua são eternos e verdadeiros. Conhecemos nesta lua nossa alma gêmea. Chamada a segunda lua do mesmo mês. A próxima Lua Azul será em janeiro de 2018.

 

Terceiro Setor:

A Lua dos Poetas, de Mel
Lua Branca
Oh! Lua branca de fulgores e de Encantos
Se é verdade que ao amor tu dás abrigo
Vem tirar dos olhos meus o pranto
Ai, vem matar esta paixão que anda comigo
Ai, por quem és, desce do céu… Oh, lua branca
Essa amargura do meu peito… Oh, vem arranca
Dá-me o luar da tua compaixão
Oh! Vem por Deus Iluminar meu coração
E quantas vezes lá no céu aparecias
A brilhar em noite calma e constelada
A sua luz, então, me surpreendia
Ajoelhado junto aos pés de minha amada
E ela a chorar, a soluçar cheia de pejo
Vinha em seus lábios me ofertar um doce beijo
Ela partiu me abandonou assim

Oh! Lua branca, por quem és
Tem dó de mim.
(Autor desconhecido)
Lá se foi o homem conquistar os mundos
Lá se foi…
Lá se foi buscando a esperança que aqui já se foi
Nos jornais manchetes, sensação,reportagens, fotos, conclusão
A Lua foi alcançada afinal,
Muito bem, confesso que estou contente também
A mim me resta disto tudo
Uma tristeza só.
Talvez não tenha mais Luar
Pra clarear minha canção.
O que será do verso sem luar?
O que será do mar, da flor, do violão?
Tenho pensado tanto mas nem sei.
Poetas, seresteiros, namorados,
Correi…
É chegada a hora de escrever e cantar
Talvez as derradeiras noites de luar.

Lua de mel , nenhuma celebração de casamento esta completa sem uma bela viagem de lua de mel.

 

Quarto Setor:

A lua dos Sambistas.
Sambista é um ser apaixonado pela magia das noites enluaradas. Apaixonados por Escolas de samba, por um Rufar de tambores, por uma
Ala de baianas, pela bandeira de sua Escola, pelo bailado de seu casal de MSPB, pela bateria, Harmonia e pela velha guarda.
É com paixão que ele Vê o dia raiando e novamente volta ao seu lar sonhando com o refrão do samba… com o solo dos tamborins…
com mais um campeonato.
Mas o ofício do sambista é difícil de exercer. Para ser bamba tem que dar ao samba o que ele quer.
O bom sambista entende a força do ritmo em sua vida.
Do samba conhece as manhas e os truques. Dele se faz intérprete, confidente e criador. O samba é o ar do sambista, sua água, sua cachaça, seu alívio. O samba é o tempo do sambista, seu presente, passado, futuro.
O samba lava com seiva vital suas entranhas.
Sua voz é samba, por ela ele voa.
Sambar é criar em sintonia com as madrugadas e seus delírios, é sorrir diante do revés, é fazer da saudade um samba no presente.
E assim…

A guardiã dos Amantes é a Declaração de Amor do G.R.E.S. Boêmios de Inhaúma, A lua,

(…)que prateia nossa estrada…
(…)Que ilumina nossa caminhada e que nos mantém firmes e fortes na busca de um grande Carnaval e de um grito de vitória.

E quando 2016 chegar e o Locutor da Estrada Intendente Magalhães anunciar que a próxima escola a desfilar é o G.R.E.S. Boêmios de Inhaúma, Com certeza, a Lua estará lá no céu, radiante, brilhante, Iluminando o nosso caminhar. Lá, do alto, a lua dos seresteiros, dos namorados, a lua de Jaci, da colheita, dos Faraós, dos ciganos, dos lobisomens, dos poetas,
todas, numa só: A Nossa!
A Guardiã dos Amantes.

 

Humberto Abrantes
Carnavalesco.