Chora na Rampa – Sinopse 2016

CARNAVAL DE 2016

SINOPSE DO ENREDO

Danças, Ritmos e Festas das Regiões do meu Brasil

 
O G.R.B.C. CHORA NA RAMPA vai viajar por este Brasil a fora e mostrar as riquezas que são as grandes expressões de cultura populares existentes em nosso país: folclore. Falar do brasileiro é dar um mergulho no passado. A formação do folclore brasileiro teve suas origens na mistura de três elementos básicos: o índio, o branco e o negro. Consideramos, também, a chegada de outros povos que muito contribuíram nos períodos Colonial, Imperial e Republicano. O folclore brasileiro se divide em várias áreas como:

Na linguagem e na literatura: apelidos, lendas, adivinhas, poesias, trovas, desafios, trava-línguas, romances, literatura de cordel, acrósticos;
No teatro;
Nas artes plásticas;
Na dança.

Essas expressões culturais tomam características diferentes em cada ponto desse país. O folclore envolve toda a sociedade com manifestações de religiosidade. O Nordeste brasileiro formado pelos Estados do Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe podemos dizer que é a região mais rica na questão das diversidades culturais.

Lá podemos dançar desde Frevo, Ciranda, Coco Alagoano, e a Dança de Quadrilha com a maior festa junina do Brasil também no nordeste a devoção da lavagem do Bom fim, Reisado, Maracatu e a Literatura de Cordel compõe este conjunto de cultura popular além de obter uma deliciosa culinária o nordeste encanta a todos com estas belíssimas variedades étnicas culturais.

Em fim vamos falar de um Brasil de ritmos, tradições um Brasil de festas e muita fé, um Brasil de dança e de muita alegria o Brasil do futebol, o Brasil da arte, o Brasil do Brasil.

 
Felipe Machado