Chatuba de Mesquita – Sinopse 2019

CARNAVAL DE 2019

SINOPSE DO ENREDO

A Mística Magia dos Contos Infantis

Chatuba de Mesquita - Logo do Enredo - Carnaval 2019

 

JUSTIFICATIVA DO ENREDO

Os Contos de Fadas reforçam Valores humanos ainda essenciais ou ideias antiquadas que não servem mais para nada nos dias de hoje?. Será que estas histórias tão antigas podem refletir as profundezas da psique humana e por isso tornaram-se imprescindíveis na construção do nosso “EU” e na conexão com o autor.

A Chatuba de Mesquita sabe como é importante para formação da personalidade da criança ouvir muitas histórias. Pois escutar histórias é uma das primeiras experiências literárias do ser humano.

 

SINOPSE DO ENREDO

Apresentação

Sempre que se conta um conto de fadas, a noite vem, não importa o lugar, não importa a hora, não importa a estação do ano, o fato de uma história estar sendo contada faz com que um céu estrelado e uma luz branca entrem sorrateiro pelo beiral e fiquem pairando acima da cabeça do ouvinte.

 

Sinopse

Nos contos de fadas, é comum a magia está na raiz do problema do herói ou da heroína, a bruxa malvada envenena a maçã, ou fez a princesa mergulhar em um sono de cem anos, ou transforma o príncipe em uma fera horrenda.

O mundo bruxo é mantido em segredo presumivelmente para evitar a perseguição de bruxas e bruxos, quem vive no mundo comum de pessoas não mágicas conhecidas por trouxas.

Enquanto a terra da fantasia de Nárnia é um universo alternativo e a terra média do senhor dos anéis é um passado mítico, o mundo mágico de Harry Potter existe em paralelo dentro do mundo real e contém versões mágicas de elementos comuns da vida cotidiana.

Um conto de fadas é um tipo de história que tipicamente apresenta personagens fantásticos do folclore como Anões, Dragões, Elfos, Fadas, Gigantes, Gnomos, Goblins, Grifos, Sereias, Animais Falantes, Trolls, Unicórnios e Bruxas.

A história também, apresenta magia e encantamentos, contos de fadas se distinguem de outras narrativas folclóricas como lendas, envolvem a crença na veracidade dos eventos descritos.

Alice cai numa toca de coelho que a transporta para um lugar fantástico povoado por criaturas peculiares e antropomórficas, revelando uma lógica do absurdo, características dos sonhos.

O mágico de Oz e para o prazer das crianças de hoje, um conto de fadas modernizado, em que a admiração e a alegria se conservam e o sofrimento e pesadelos são deixados de fora.

Após a passagem de um ciclone, Dorothy e seu cachorrinho Totó vão parar na estranha terra de Oz. Ao lado de seus novos amigos, Espantalho, O Lenhador de Lata e o Leão Covarde, encara perigos e aventuras, desafios e seus próprios medos, numa longa viagem de volta, e de autodescoberta.

O folclore, as lendas, os mitos e os contos de fadas tem acompanhado as crianças através dos tempos, pois todo jovem saudável senti um amor instintivo por histórias fantásticas, maravilhosas e manifestantes irreais.

Nenhuma outra criação humana trouxe mais felicidades aos corações infantis que as fadas aladas de Andersen e Grimm.

Pois chegou a hora de novos contos maravilhosos, de que se eliminaram os Gênios, as Fadas e os Anões, junto com os incidentes medonhos e sinistros imaginados por seus autores.

 

1º Setor: Bruxos, Bruxas e os Trouxas.

Nos contos de fadas que as pessoas não mágicas conhecem, é comum a magia está na raiz do problema do herói ou da heroína: a bruxa malvada envenena a maçã, ou faz a princesa mergulhar em um sono de cem anos, ou transforma o príncipe em uma fera horrenda.

Já o mundo bruxo é mantido em segredo, presumivelmente para evitar a perseguição de bruxas e bruxos que vivem no mundo comum, junto de pessoas não mágicas, conhecidas como trouxas. Enquanto a terra da fantasia de Nárnia é um universo alternativo, a terra média de O Senhor dos Anéis é um passado mítico, e o mundo mágico de Harry Potter existe em paralelo com o mundo real e contém versões mágicas de elementos comuns da vida cotidiana.

Um conto de fadas é um tipo de história que tipicamente apresenta personagens fantásticos do folclore como anões, dragões, elfos, fadas, gigantes, gnomos, goblins, grifos, sereias, animais falantes, trolls, unicórnios e bruxas.

 

2º Setor: Alice no País das Maravilhas

A história também apresenta magia e encantamentos, contos de fadas se distinguem de outras narrativas folclóricas como lendas, e envolvem a crença na veracidade dos eventos descritos.

Alice cai numa toca de coelho que a transporta para um lugar fantástico povoado por criaturas peculiares e antropomórficas, revelando uma lógica do absurdo, onde nada faz sentido, contendo inúmeras características dos sonhos.

 

3º Setor: Mágico de Oz

O mágico de Oz, para o prazer das crianças de hoje, é um conto de fadas modernizado, em que a admiração e a  alegria se conservam e o sofrimento e pesadelos são deixados de fora.

Após a passagem de um ciclone, Dorothy e seu cachorrinho Totó vão parar na estranha terra de Oz. Ao lado de seus novos amigos, Espantalho, o Lenhador de Lata e o Leão Covarde, encaram perigos e aventuras, desafios e seus próprios medos, numa longa viagem de volta e de autodescoberta.

O folclore, as lendas, os mitos e os contos de fadas tem acompanhado as crianças através dos tempos, pois todo jovem saudável sente um amor instintivo por histórias fantásticas, maravilhosas e manifestações irreais.

Nenhuma outra criação humana trouxe mais felicidade aos corações infantis do que as fadas aladas dos contos de Andersen e dos irmãos Grimm.

Chegou a hora de novos contos maravilhosos, de que se eliminaram os gênios, as fadas e os anões, junto com os incidentes medonhos e sinistros imaginados por seus autores.

 

Sérgio Falcão

Pesquisa e texto Carlos Cavallieri